🎙TRIBUNA ORTIGUEIRA🐝
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Nesta terça-feira 16 de março, o prefeito municipal Ary Mattos e o seu vice Gilson Vinutti receberam no gabinete o Padre Edemar superior provincial da Congregação Cavanis, na oportunidade o chefe do poder executivo liberou para a instituição Casa da Criança e do adolescente Padre Lívio Donati suplementação orçamentária do repasse feito a instituição, totalizando um valor de quase 300.000 reais.
A instituição atende crianças e adolescentes da nossa cidade e é administrada pela igreja Católica.
Ação traz mais segurança para recebimento de benefícios e pode ser feita no próprio celular.
A CAIXA convida os usuários do aplicativo CAIXA Tem para atualizar seus dados cadastrais neste mês de março. A ação tem o objetivo de oferecer mais segurança, vantagens e praticidade aos clientes. A atualização é feita totalmente pelo celular, não sendo preciso ir até uma agência do banco. Basta acessar o aplicativo e seguir as orientações.
A atualização cadastral será realizada de forma escalonada, seguindo o mês de nascimento dos clientes. A partir deste domingo (14/03) devem efetivar a atualização os usuários nascidos em janeiro. No dia 16 de março, os nascidos em fevereiro e no dia 18, os nascidos em março. A atualização segue esta sequência até o dia 31 de março, com os nascidos em dezembro.
Como atualizar:
Para efetivar a atualização, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro” no aplicativo e enviar a documentação solicitada: foto (selfie) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço). O envio é feito totalmente pelo celular, sem necessidade de ir até uma agência.
CAIXA Tem:
A CAIXA abriu mais de 105 milhões de Contas Poupança Social Digital em 2020. De forma gratuita, o banco promoveu a inclusão social e financeira de 35 milhões de brasileiros que nunca tiveram contas em banco. A ampliação dos serviços e funcionalidades permite intensificar a inclusão financeira da população mais carente.
A Conta Poupança Social Digital foi aberta para o pagamento dos benefícios emergenciais que ajudaram a reduzir os impactos causados pela pandemia na economia brasileira. Desde o dia 22 de outubro de 2020, com a sanção pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, da Lei nº 14.075/2020, o uso da Conta Poupança Social Digital foi ampliado para o pagamento de diversos outros benefícios sociais e previdenciários.
Além do Auxílio Emergencial, a Poupança Social Digital também garantiu o pagamento do Saque Emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Desde dezembro de 2020, os beneficiários do Programa Bolsa Família e do Abono Salarial PIS (Programa de Integração Social) também estão sendo contemplados com a Poupança Social Digital e começaram a poder contar com as facilidades do CAIXA Tem.
Mais de 120 milhões de pessoas – oito em cada 10 adultos no Brasil – foram beneficiados pelos pagamentos realizados pela CAIXA. Já foram 612,4 milhões de pagamentos realizados em um total de R$ 351,8 bilhões. O CAIXA Tem foi o App mais baixado do Brasil em 2020, com 303,8 milhões de downloads.
O aplicativo:
O CAIXA Tem é um dos aplicativos de finanças mais leves do mercado. Simples e intuitivo, o App é compatível com praticamente todas as redes e aparelhos celulares. A tecnologia também é acessível tanto para o público Pessoas com Deficiência (PcD).
Fonte: CAIXA Curitiba
Águas de março
Este fato ocorreu em março de 2011 quando chuvas contínuas atingiram alguns municípios do litoral paranaense, deixando muito estrago e também vitimando pessoas.
Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil, pontes desabaram, comunidades ficaram isoladas, ruas viraram rios, pedras rolaram dos morros, entulhos carregados pela correnteza causaram quilômetros de estragos e casas vieram abaixo e precisaram ser abandonadas às pressas.
As cidades de Guaratuba, Antonina, Paranaguá e Morretes foram as mais atingidas no evento, contabilizando a morte de quatro pessoas, mil desalojados e dezoito mil pessoas afetadas.
“O desastre no litoral do Estado foi um marco para a Defesa Civil Estadual, que a partir da experiência pôde identificar situações positivas na resposta e outras que necessitavam de melhorias, permitindo a atualização de protocolos e implantação de diversas novas ferramentas que são referência nas ações de gestão em defesa civil”, afirma o Coronel Fernando, Coordenador Estadual da Defesa Civil.
Algumas das ferramentas que podemos citar, idealizadas a partir desta experiência são: o controle operacional de ocorrências, em que todos os contatos e informações são registrados, mantendo o histórico de toda a resposta à emergência; o Plano de Contingência Online, que facilita o mapeamento de áreas de atenção nos municípios de todo o Paraná; implantação do CEGERD – Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde se concentram todas as informações de ocorrências.
Além disso, outros trabalhos referentes ao desenvolvimento de protocolos mais apurados de monitoramento e alerta, em parceria com órgãos como o Simepar, e troca de informações com Mineropar, Águas Paraná e ITCG para identificar melhor os parâmetros de alerta foram essenciais para a melhoria do sistema.
Houve também a implantação do Regime de Força Tarefa no Estado, que visa facilitar a resposta de várias instituições envolvidas, tanto no âmbito da segurança pública e da defesa civil quanto no âmbito da assistência social, infraestrutura e saúde, essenciais na resposta e na recuperação em caso de desastres.
Para o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Gross, a atuação naquele desastre serviu para que o Corpo de Bombeiros pudesse aprimorar os protocolos de atendimento buscando a melhoria nas respostas às emergências dessa natureza.